Quando posso dirigir após uma cirurgia de hérnia inguinal?

Nos últimos anos, a cirurgia de hérnia tem evoluído muito rapidamente.

Antigamente, as cirurgias para o reparo de uma hérnia inguinal consistiam na aproximação forçada dos tecidos da virilha, através de varias camadas de pontos. Isso causava uma tensão muito grande na linha de sutura e nas estruturas anatômicas da região, o que levava a maior dor e maior risco de recidiva.

Após tipo de procedimentos, os cirurgiões recomendavam que o paciente não dirija por um ou dois meses após a cirurgia!

Felizmente, as técnicas modernas de reparo de hérnia mudaram o padrão de convalescença.

Atualmente, a cirurgia de hérnia é feita com materiais protésicos (telas) que reforçam a parede abdominal e fecham o defeito sem tensão nas suturas. Além disso, as cirurgias laparoscópica e robótica permitiram que procedimento seja realizado com cortes mínimos, com a vantagem de causar menor dor, além de permitir um retorno precoce às atividades normais da vida diária.

Graças as técnicas modernas, os pacientes podem voltar a dirigir, em média, uma semana após a cirurgia, dependendo da sua recuperação e se estão usando analgésicos derivados de morfina (coisa que é muito rara).

Quais fatores influenciam no tempo para voltar a dirigir após uma cirurgia de hérnia?

O tempo exato para voltar a dirigir pode variar de acordo com vários fatores, entre os quais estão:

• A técnica cirúrgica: com tela ou sem tela
  • A via de abordagem: aberta (convencional), laparoscópica ou robótica.
  • O tamanho da hérnia
  • Se houve alguma complicação como hematoma, seroma, etc.
  • A presença de comorbidades

Existe algum cuidado especial para dirigir após uma herniorrafia?

Sim!

Um aumento repentino na pressão intra-abdominal resultante de um impacto ou parada repentina pode forcar a área do reparo e aumentar o risco de complicações. Por isso, é recomendado começar dirigindo distâncias curtas e com muito cuidado para evitar qualquer acidente.

EM RESUMO: Não existe um tempo específico para voltar a dirigir após uma cirurgia de hérnia.  Dessa forma, é aconselhável que o paciente evite dirigir até que seja capaz de realizar uma parada de emergência sem sentir qualquer dor ou desconforto.

De qualquer forma, se voce operou de uma hérnia inguinal,  consulte com seu cirurgião antes de voltar a dirigir! E se estiver em Belo Horizonte, e quiser marcar uma consulta comigo, é so clicar na imagem a seguir!

FONTE:

1. https://www.nhs.uk/conditions/inguinal-hernia-repair/recovery/
  2. Amid PK. Driving after repair of groin hernia. BMJ. 2000;321(7268):1033-1034. doi:10.1136/bmj.321.7268.1033