Dr Jorge Vasquez

E-mail

contato@drjorgevasquez.com.br

Ligar agora

(31) 99333-8864

Refluxo Gastroesofágico: Quais Exames São Necessários Para o Diagnóstico? 

Saúde

Muitas vezes, os sintomas do refluxo gastroesofágico podem ser confundidos com outras condições. Por isso, um diagnóstico preciso é  fundamental para o escolher o tratamento mais eficaz.   

Neste post, exploraremos os exames e procedimentos necessários para alcançar um diagnóstico adequado da doença do refluxo gastroesofágico. 

Anamnese e Avaliação Clínica 

O primeiro passo no processo diagnóstico consiste em uma avaliação clínica cuidadosa realizada pelo médico. Durante essa avaliação, o médico irá: 

  1. Coletar a história clínica: o paciente será questionado sobre seus sintomas, hábitos alimentares, estilo de vida e qualquer medicamento que esteja tomando. Isso ajudará o médico a entender melhor a situação do paciente. 
  2. Realizar um exame físico: este passo é fundamental para descartar outras causas possíveis dos sintomas, como problemas cardíacos, pulmonares ou tumores abdominais.  
  3. Avaliar os sintomas: baseado nos dados anteriores, o médico avaliará a gravidade e a frequência dos sintomas, como azia, regurgitação, dor no peito e dificuldade para engolir. 

Testes de Diagnóstico para Refluxo Gastroesofágico: 

Se os sintomas sugerirem a possibilidade de refluxo gastroesofágico, seu médico poderá solicitar exames adicionais para confirmar o diagnóstico. Alguns dos testes mais comuns incluem: 

  1. Endoscopia digestiva alta: Neste procedimento realizado sob sedação, um instrumento tubular flexível com uma câmera na ponta é inserido pela boca do paciente.  Isso permite verificar se há danos no revestimento do esôfago causados pelo refluxo ácido, como úlceras, inflamação, tumores;, assim como também, avaliar a integridade do estômago e da primeira parte do intestino delgado (o duodeno).  
  2. pHmetria Esofágica: Este teste mede o nível de acidez no esôfago ao longo de um período de 24 horas.  
  3. Manometria Esofágica: avalia a função muscular do esôfago. Um tubo fino é inserido pelo nariz do paciente até o esôfago para medir as contrações musculares ao engolir. A diferencia da pHmetria, a manometria dura poucos minutos.  
  4. Teste de Impedânciometria: Combina a medição do pH com a detecção de refluxo não ácido, como o refluxo de bile ou alimentos. É especialmente útil para identificar sintomas atípicos de RGE. Não é solicitado em todos os casos.   

Como é feita a pHmetria esofágica? 

  1. Preparação: Antes do procedimento, o paciente deve evitar comer ou beber por um período específico (geralmente 8 a 12 horas) para garantir que o estômago esteja vazio. O paciente também deve suspender certos medicamentos, como o omeprazol, dias antes do procedimento. 
  2. Colocação do Tubo: Um tubo fino e flexível, chamado cânula ou sonda, é inserido pelo nariz do paciente e posicionado no esôfago. A extremidade da sonda contém sensores que medem os níveis de acidez. 
  3. Monitoramento e Registro: Durante as 24 horas seguintes, o paciente deve manter um registro detalhado de suas atividades, incluindo a ingestão de alimentos e líquidos, posição do corpo e sintomas como azia e regurgitação. Os sensores da sonda registrarão os níveis de acidez no esôfago. 
  4. Retirada da Sonda: Após o período de monitoramento, a sonda é cuidadosamente removida. 

O Que Significam os Resultados da pHmetria Esofágica? 

Os resultados da pHmetria esofágica fornecem informações valiosas sobre a presença e a gravidade do refluxo. Esses resultados ajudam os médicos a determinar o diagnóstico e a decidir o tratamento apropriado. Entre os principais itens avaliados, se encontram: 

  • Número de episódios de refluxo em 24 horas 
  • Numero de episódios com mais de 5 minutos 
  • Episódio de refluxo com maior duração 
  • Porcentagem de tempo com acido no esôfago 
  • Porcentagem de tempo com ácido no esófago quando paciente está sentado ou em pé 
  • Porcentagem de tempo com ácido no esófago quando o paciente deita 

Com esses dados, se calcula um índice, chamado Escore de DeMeester. Os pacientes com pontuações maiores a 14,7 são considerados como portadores de refluxo patológico.  

Outro dado fundamental consiste na possibilidade de correlacionar os achados da pHmetria com os sintomas do paciente. Por isso é que durante todo o processo o paciente deve manter um registro detalhado dos sintomas, para serem analisados em conjunto com os outros dados.  

Veja como é informada uma pHmetria de um paciente portador de doença do refluxo gastroesofágico: 

E para que serve a Manometria Esofágica? 

Os resultados da manometria esofágica oferecem informações cruciais sobre o funcionamento do esôfago e do esfíncter esofágico inferior – a porta entre o esôfago e o estômago.   

Esses dados ajudam os médicos a diagnosticar distúrbios motores esofágicos (por exemplo, a acalasia) e a determinar o tratamento apropriado. 

Entre os parâmetros avaliados, se encontram:  

  • Pressão do esfíncter esofágico inferior: Avalia a capacidade do EEI de se relaxar e abrir adequadamente para permitir a passagem de alimentos para o estômago. Um esfíncter saudável deve permanecer fechado foras dos períodos de deglutição para evitar o refluxo do conteúdo estomacal ao esôfago.  
  • Coordenação das contrações esofágicas: Revela a eficácia das contrações musculares no esôfago ao engolir, ajudando a diagnosticar distúrbios como a acalasia ou o espasmo esofágico. 
  • Coordenação Anormal: A manometria também pode identificar problemas de coordenação muscular no esôfago, que podem causar dificuldade na deglutição. 

Todos esses dados devem ser avaliados e interpretados por um médico especialista.  

Conclusão 

O diagnóstico do refluxo gastroesofágico envolve uma combinação de avaliação clínica, histórico médico e uma variedade de exames especializados.  

A escolha dos testes depende da gravidade dos sintomas e da necessidade de descartar outras condições médicas. Ademais, esses exames são fundamentais quando se está considerando um tratamento cirúrgico. 

Embora ambos os procedimentos possam parecer desconfortáveis, são seguros e proporcionam informações essenciais para garantir uma abordagem médica eficaz para problemas esofágicos.  

Se o seu médico recomendar esses exames, não hesite em fazê-los, pois podem ser cruciais para a sua saúde digestiva. Um diagnóstico preciso é fundamental para o tratamento eficaz da doença do refluxo gastroesofágico! 

 

Fonte:  

Pauwels A, et al. How to select patients for antireflux surgery? The ICARUS guidelines (international consensus regarding preoperative examinations and clinical characteristics assessment to select adult patients for 
antireflux surgery).  Gut 2019;0:1–14. doi:10.1136/gutjnl-2019-318260  

 

Autor: Dr. Jorge Walker Vásquez Del Aguila 

CRM-MG 65607 

 

Compartilhar :

Posts Recentes

Agende sua consulta

Agende agora mesmo sua consulta e tenha tranquilidade em relação à sua saúde

Categorias