Refluxo gastroesofágico: será que tenho?

Saúde

O refluxo gastroesofágico é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago e em direção à boca, causando uma inflamação constante na parede do esôfago.🤢

Ocorre quando os mecanismos que deveriam impedir que o ácido do estômago saia do seu interior, não funcionam de forma adequada.

Os sintomas podem surgir minutos ou horas após a alimentação.😖 Entre os principais estão:

1. Sensação de queimação que pode atingir a garganta e peito, além do estômago;
2. Arrotos e indigestão;
3. Regurgitação de ácido e alimentos até a boca;
4. Tosse seca, principalmente às noites, ronquidão ou dores de garganta frequentes.
5. Às vezes, o refluxo pode simular crises de asma ou outras doenças.

Os sintomas tendem a piorar quando a pessoa permanece na posição horizontal após a refeição, principalmente na hora de dormir! 🛌🏻💤

Além disso, alguns alimentos aumentam o refluxo gastroesofágico: QUEIJO, VINHO, GORDURAS, PIMENTA, CHOCOLATE, CAFE, MOLHO DE TOMATE, ETC. 🧀🍷🥓🌶️🍫☕🍅

ATENÇÃO⚠️ o refluxo gastroesofágico constante pode provocar uma intensa inflamação na parede do esôfago, chamada de esofagite que, se não for tratada corretamente, pode levar a várias complicações, inclusive o câncer.

👉🏻Se você apresenta esses sintomas, procure um cirurgião do aparelho digestivo para avaliar o melhor tratamento PS… não necessariamente vai precisar de cirurgia. Muitas vezes o tratamento é clínico (com dieta e medicamentos)!

Cirurgião Geral e Cirurgião do Aparelho Digestivo.