Todo caroço no umbigo é uma hérnia?

Dúvidas

Muitos pacientes chegam no meu consultório porque notaram um abaulamento ou caroço no umbigo. Algumas vezes ele incomoda ou dói, e outras, só causa um problema estético

Na maioria dos casos, trata-se de uma hérnia umbilical. Essa condição consiste em um defeito na parede do abdome (um orifício) através do qual o conteúdo de dentro da barriga (geralmente gordura ou intestino) é empurrado para fora dela.

O principal indicativo de hérnia umbilical é a presença uma protuberância na região do umbigo. Ela pode vir acompanhada de dor ou desconforto, principalmente ao realizar movimentos que exigem força na musculatura da barriga.

Esse tipo de hérnia é mais frequente em crianças, mas também pode surgir em adultos, quando há aumento da pressão abdominal. Por exemplo:

• excesso de peso (obesidade);
  • realização de esforços violentos (como levantamento de objetos pesados no trabalho ou musculação);
  • gravidez;
  • tosse crônica / tabagismo;
  • intestino preso.

Porém…

Existem outras causas de caroço no umbigo!

Entre as principais causas de abaulamento do umbigo, se encontram:

• Onfalite
  • Endometriose
  • Corpo estranho
  • Persistência do úraco
  • Tumores benignos
  • Tumores malignos
  • Varizes

Infecção do umbigo (onfalite):

A infecção do umbigo, chamada de onfalite, é um problema pouco divulgado, porém bastante frequente.

Os sintomas principais consistem em:

• Vermelhidão
  • Inchaço
  • Dor
  • Secreção purulenta

A causa principal é uma higiene inadequada. Outras vezes, é causado pelo uso de piercings ou roupas muito justas, que causam atrito nessa região. O tratamento principal consiste em manter o umbigo limpo e seco. Além disso, são utilizados antibióticos orais ou em pomada. Em casos extremos, pode ser necessária a drenagem cirúrgica.

Endometriose no umbigo:

A endometriose consiste na presença de tecido interno do útero fora desse órgão. Afeta ao redor de 11% das mulheres em idade fértil. Já, a endometriose no umbigo, afeta a menos do 1% das mulheres. A endometriose umbilical se apresenta como um nódulo escuro e pequeno. Geralmente aumenta de tamanho (e dói) na fase pré-menstrual. Além disso, pode produzir secreções e sangrar durante a menstruação. O tratamento de escolha é a remoção por cirurgia. Ademais, deve-se investigar a presença de focos de endometriose em outras partes da pelve e do abdome.

Corpo estranho umbilical:

A presença de corpos estranhos dentro do umbigo pode predispor ao desenvolvimento de granulomas. O granuloma de corpo estranho consiste em um grupo de células de defesa que se dispõem ao redor de um material que não pertence ao próprio corpo. A causa principal dessa condição é a presença de fios deixados em cirurgias prévias. Por exemplo, no reparo de uma hérnia umbilical ou uma abdominoplastia com correção de diastase. O tratamento principal consiste em retirar esse material estranho através de uma pequena cirurgia. Esse procedimento, geralmente, é realizado sob anestesia local com ou sem sedação.

Persistência do úraco:

O úraco é um duto presente na vida fetal, que conecta a bexiga com o umbigo. Ele se oblitera (se fecha) pouco tempo depois do nascimento. Porém, em algumas pessoas persiste até a idade adulta. O úraco persistente geralmente não causa sintomas. Contudo, em alguns casos pode gerar infecções recorrentes na região do umbigo. Para diagnosticar essa condição são necessários exames de imagem como ultrassom e tomografia abdominal. O tratamento é cirúrgico, visando a retirada de todo o úraco e a reconstrução do umbigo.

Tumores umbilicais benignos:

Entre os principais tumores benignos que podem se apresentar como um caroço no umbigo, encontramos:

• Cisto epidérmico:

Também conhecido como cisto sebáceo. Tem aparência de nódulo esbranquiçado ou amarelado, às vezes com um buraquinho central. O cisto epidérmico se forma quando o ducto de drenagem de uma glândula sebácea obstrui, ocorrendo o acúmulo progressivo de gordura dentro dela. Os pacientes com cisto epidérmico sentem um caroço que, ao espremer, solta uma secreção gordurosa e com mau cheiro. O tratamento consiste na exérese (retirada) cirúrgica. Nesse procedimento a cápsula deve ser extirpada para evitar uma recidiva.

• Granuloma Piogênico:

O granuloma Piogênico se apresenta como um nódulo rosa. Às vezes, pode ter uma secreção amarela e pegajosa. Inclusive, muitas vezes é confundido com uma infecção crônica. Essa condição pode ser causada por traumatismos repetidos no umbigo (como o uso de piercings). O tratamento consiste em cauterização química ou elétrica e, em casos refratários, na remoção por cirurgia.

Tumores malignos:

Alguns tipos de câncer podem envolver a área do umbigo e simular uma hérnia. Entre os principais se encontram:

• melanoma
  • tumores do trato gastrointestinal
  • tumores ovarianos
  • câncer do úraco

Vasos sanguíneos dilatados:

Em quadros onde o fluxo do sangue venoso do fígado está prejudicado (por exemplo, na cirrose), ocorre um aumento da pressão das veias abdominais. Esse aumento de pressão faz que o sangue procure outras rotas de escape para continuar com a circulação. Uma dessas rotas, são as veias em volta do umbigo. Em alguns pacientes cirróticos, um caroço no umbigo pode significar a presença de varizes (ou dilatações) das veias umbilicais. Ao contrário das situações anteriores, o tratamento principal consiste em tratar a doença de base (por exemplo, com um transplante hepático no caso da cirrose); e não a variz.

Resumo

Um caroço no umbigo é uma queixa muito comum nos consultórios de cirurgia geral e de cirurgia do aparelho digestivo. A maioria das vezes, é causado pela presença de uma hérnia umbilical. Apesar disso, essa condição deve ser avaliada para descartar condições mais graves e que podem colocar em risco a vida do paciente, ou afetá-la de forma significativa.

Se você tiver um caroço no umbigo, procure um cirurgião qualificado. E se estiver na grande BH e quiser marcar uma consulta comigo, é só clicar na imagem a seguir!