Hérnia de hiato: será que preciso de cirurgia?

Uma hérnia de hiato ocorre quando a parte superior do estômago se desloca da sua posição normal no abdome e chega ao tórax. Quando é pequena geralmente não causa problemas. Inclusive muita gente pode nunca chegar a saber que tem uma!

Quais são os sintomas da hernia de hiato?

Em alguns casos, a hérnia de hiato pode permitir que o alimento e o ácido gástrico voltem para o esôfago, causando diferentes sintomas, por exemplo:

• Azia, arrotos e náuseas
  • Dificuldade para engolir alguns alimentos.
  • Mau gosto na boca e mau hálito
  • Refluxo
  • Saciedade precoce após comer uma quantidade pequena de alimento.
  • Falta de ar
  • Sangramento digestivo
  • Anemia

O tratamento pode ser dividido em mudanças no estilo de vida e da dieta, assim como o uso de medicamentos para diminuir o ácido gástrico, tipo omeprazol e derivados.

Mas quando que a cirurgia é indicada?

Básicamente nas seguintes condições:

• Quando os sintomas persistem apesar do tratamento clínico (emagrecimento, dieta e medicamentos)
  • Sintomas graves e presença de complicações como:
    • dificuldade para engolir
    • emagrecimento,
    • ulceras no esófago
    • aspiração do ácido gástrico ao pulmão
    • sintomas respiratórios frequentes, etc.
  • Hérnia de hiato paraesofágica: Acontece quando a união entre o esôfago e o estômago permanece no abdome. Porém, parte do estômago sobe através do hiato ao lado do esôfago. Esse tipo de hérnia tem risco de torsão do estomago dentro do tórax (estrangulamento), por isso tem indicação de tratamento cirúrgico.

⚠️EM resumo: só a minoria dos pacientes portadores de hérnia de hiato precisarão de uma cirurgia. Por isso, o acompanhamento a longo prazo do paciente com um cirurgião do aparelho digestivo é fundamental para afastar essa necessidade e detectar complicações da forma precoce, visando um tratamento adequado e uma boa qualidade de vida.

NOTA: Algum tempo atrás, escrevi um artigo sobre os aspectos mais importantes da hérnia do hiato. Acredito que será uma excelente complementação a essa leitura. Se quiser acessar a ele, é so clicar AQUI.
REFERENCIAS
  1. Hiatal Hernia: Symptoms, Causes, Diagnosis, and Treatment. https://www.webmd.com/digestive-disorders/hiatal-hernia.
  2. Hiatal Hernia: Causes, Types, Treatment, Diagnosis & More. https://www.healthline.com/health/hiatal-hernia#prevention.
  3. Hiatal hernia – Symptoms and causes – Mayo Clinic. https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/hiatal-hernia/symptoms-causes/syc-20373379.
  4. Hiatal Hernia | Cedars-Sinai. https://www.cedars-sinai.org/health-library/diseases-and-conditions/h/hiatal-hernia.html.
  5. Hiatus Hernia – Gastrointestinal Disorders – MSD Manual Professional Edition. https://www.msdmanuals.com/en-sg/professional/gastrointestinal-disorders/esophageal-and-swallowing-disorders/hiatus-hernia.