Reconheça uma diverticulite aguda… antes que complique!

Diverticulite

Diverticulite

Os divertículos são pequenos sacos que aparecem nas paredes do intestino grosso, especialmente na última porção do mesmo (cólon sigmoide). Essa condição afeta principalmente a pessoas acima de 40 ou 50 anos. ?

Na verdade, os divertículos são dilatações que se formam em pontos frágeis na parede do intestino e acabam sendo projetados para o exterior devido às contrações intestinais.

Por isso, são mais frequente em pessoas que possuem prisão de ventre crônica ou que têm uma dieta pobre em fibras. Nesses pacientes, o intestino precisa de realizar contrações de maior pressão para conseguir evacuar as fezes.?

Normalmente, os divertículos não provocam sintomas, POREM,… quando se inflamam causam um quadro chamado DIVERTICULITE ?

O qué é diverticulite?

Diverticulite é uma doença caraterizada pela inflamação de um divertículo. A causa principal consiste em uma micro-perfuração do mesmo.

Esse processo inflamatório ocorre com maior frequência no cólon esquerdo e sigmóide, onde os divertículos tendem a ser mais numerosos e a pressão do intestino é maior.

Cómo posso reconhecer uma diverticulite?

Os sintomas principais são os seguintes:

✅ Dor abdominal muito intensa do lado esquerdo;
✅ Náusea;
✅ Alterações intestinais (diarreia ou prisão de ventre);
✅ Inchaço e flatulência;
✅ Febre;
✅ Calafrios;
✅ Sangue nas fezes, em alguns casos;
✅ Perda do apetite.

Tenho sintomas de diverticulite…O QUE DEVO FAZER?

Os quadros de diverticulite precisam de um diagnóstico e tratamento precoce para evitar complicações (p. Ex. peritonite, obstrução  intestinal, ou coleções de pus dentro da barriga, sangramento, etc.).

Por isso, se você estiver apresentando esses sintomas, procure rápidamente atendimento médico. Idealmente, procure ser atendido (a) em um centro que disponha de exames laboratoriais e de imagem (principalmente tomografia).

Geralmente, após o exame clínico o médico solicatrá esses exames e administrará antibióticos e remedios para a dor.

E em que consiste o tratamento da crise?

A boa notícia é que, na grande maioria das vezes, o tratamento consiste em dieta sem resíduos, antibióticos e analgésicos. Contudo, em alguns casos precisará de um procedimento cirúrgico urgente ou de forma programada.

? Por isso, se você tiver divertículos faça um acompanhamento com um médico especialista. E se estiver em BH, pode marcar uma consulta comigo clicando na imagem abaixo!

dr jorge vasquez

Dr. Jorge Vásquez Del Aguila

Cirurgião Geral e Cirurgião do Aparelho Digestivo.

CRM65607 | RQE 35264 | RQE 38167

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *