5 passos para avaliar as qualificações do seu cirurgião

cirurgia de cancer de colon

Antes de realizar uma cirurgia, você deve ter total certeza de que seu cirurgião está devidamente certificado, treinado e habilitado para realizá-la. Essa tarefa pode ser difícil se não se conhecem as entidades profissionais adequadas.

A maioria dos pacientes se baseiam em indicações de familiares, amigos e conhecidos para procurar um cirurgião. A indicação é uma ferramenta importante porém algumas vezes pode ser insuficiente para avaliar a competência do médico em uma determinada área. Por exemplo, o cirurgião que fez uma cirurgia de hérnia em um familiar, não necessariamente tem a formação adequada para operar uma cirurgia de câncer. Da mesma forma, um cirurgião especialista em oncologia não necessariamente está capacitado para realizar uma cirurgia bariátrica.

Esse processo é mais importante ainda, levando em consideração os casos de falsos médicos e de falsos cirurgiões que tem aparecido na mídia.

COMO EVITAR FALSOS MEDICOS

Mostrar caso de falso médico

O presente artigo tem como finalidade ajudá-lo no processo de conhecer se o seu cirurgião está devidamente certificado. Tentarei lhe mostrar, de forma simples e objetiva, como avaliar o registro e as principais qualificações do seu seu médico.

Primeiro passo: avalie se seu cirurgião está inscrito no CRM/CFM:

O Conselho Federal de Medicina (CFM) é uma entidade que possui atribuições legais de fiscalização e normatização da prática médica. Além disso tem a atribuição de realizar e manter o registro profissional do médico e de aplicar sanções em casos de infração do Código de Ética Médica.

Todo médico deve se inscrever no Conselho Regional de Medicina (CRM) de seu estado e apresentar os documentos necessários que garantam a sua formação. Depois de conferir a autenticidade dos mesmos, o médico recebe a liberação para trabalhar na área da saúde e o número de CRM.

Nesse sentido, o primeiro passo para saber se seu cirurgião está devidamente certificado para realizar uma cirurgia é procurar se está inscrito no site do CRM/CFM: https://portal.cfm.org.br/busca-medicos/.

PORTAL CFM DR JORGE VASQUEZ

Como pode observar na foto anterior, no site do CFM é possível  obter informações muito importantes sobre o médico. Especificamente: o número de CRM, a data de inscrição no conselho, se a sua situação está regular e se tem alguma especialidade registrada.

Esse último aspecto é fundamental: só é possível registrar uma especialidade (como Cirurgia Geral ou Cirurgia do Aparelho Digestivo) se o médico é portador de um certificado de residência médica credenciada pelo Ministério de Educação ou se foi aprovado na prova de Título da sociedade médica da especialidade correspondente. Conforme estabelecido pelo Código de Ética Médica, embora o título de especialista seja facultativo para o exercício da Medicina, nenhum médico pode se declarar especialista sem comprovar a qualificação profissional e o registro no CRM.

É importante ressaltar que o CRM de um médico pode ser considerado “inativo” por três motivos diferentes: o médico faleceu, o médico cancelou seu registro ou o médico sofreu penalidade e teve o registro suspenso temporariamente ou cassado.

Segundo passo: Confira se seu cirurgião realizou Residência Médica na especialidade

A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada à médicos, sob a forma de curso de especialização. O programa é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), mas o seu regimento é determinado pela Comissão Nacional de Residência Médica.

As residências médicas tem uma duração de entre dois e cinco anos. Durante esse período, o médico adquire os conhecimentos necessários para o exercício da especialidade. Além disso, o residente realiza procedimentos de diferente complexidade de forma progressiva, sempre sob a supervisão de um médico preceptor.

Esse sistema é a forma mais comum de um médico se tornar especialista. Além disso, é um processo padronizado no mundo inteiro e validado por diferentes estudos de educação e formação médica.

Para saber se seu cirurgião realizou uma residência médica, consulte no site do Sistema da Comissão Nacional de Residência Médica no seguinte endereço: http://siscnrm.mec.gov.br/certificados

portal residencia medica dr jorge

Terceiro passo: Confira se seu médico tem título de especialista ou certificado de área de atuação.

Como descrito no apartado anterior, os médicos que finalizaram uma residência médica credenciada pelo Ministério de Educação e que cumpriram com todos os requisitos curriculares e administrativos, obtém o Título de Especialista.

Outra forma de adquirir conhecimentos em uma determinada especialidade é realizar uma especialização médica. A especialização é uma forma de pós-graduação Lato Sensu, geralmente com uma carga horaria menor a da Residência Médica (carga horária mínima de 360 horas). Ao finalizar a especialização, o médico terá que demostrar um determinado tempo de atuação na especialidade e terá que realizar uma prova específica para obter o Título de Especialista frente a Sociedade Médica credenciada pela Associação Médica Brasileira.

Por outro lado, muitos médicos que possuem um título de especialista via residência médica, também realizam a prova da respectiva sociedade. Apesar de não precisarem desse título para exercer a especialidade, o fato de serem aprovados representa a conquista do reconhecimento oficial da formação e habilitação do médico, além de uma prova tangível  de que a sua formação teórico-prática foi realmente suficiente.

Para consultar se seu médico possui Título de Especialista pela AMB, pode clinicar no seguinte link: https://sistemas.amb.org.br/CONSULTA-PUBLICA/

cirurgiao certificado amb

Quarto passo: Consulte nos sites das sociedades médicas da especialidade

As sociedades médicas das diferentes especialidades são associações sem fins lucrativos. Essas instituições têm como objetivo principal o incentivo científico-educacional, exercido por intermédio do desenvolvimento da educação médica continuada, atualização científica de seus membros, incentivo a pesquisas, etc.

Embora pertencer a uma determinada sociedade não seja obrigatório para exercer uma determinada especialidade, é uma forma do paciente saber que seu médico está inserido no círculo de profissionais da área e tem acesso a uma formação continuada para se manter atualizado. Exemplos:

https://www.cbcd.org.br/encontre-seu-especialista/

cbcd jorge vasquez

https://www.sobracil.org.br/pesquisa_socio.asp

cirurgia laparoscopica

Quinto passo: confira os locais de trabalho do seu cirurgião

Os principais hospitais e clínicas geralmente solicitam uma extensa documentação antes de realizar cadastro do médico. Essa documentação é analisada e só depois a sua adequada conferência,  o médico é admitido como parte do corpo clínico.

Para conferir se seu médico forma parte do corpo clínico de um determinado hospital, geralmente basta entrar no site da mesma instituição  e realizar a consulta.

cirurgia geral vila da serra

Mais alguns conselhos…

Outra forma de saber um pouco mais sobre seu médico é consultar nas redes sociais e páginas como a Doctoralia. Nesses sites, os pacientes podem avaliar o cirurgião e deixar opiniões, comentários ou simplesmente relatar sua experiência como paciente.

dr jorge vasquez doctoralia

Comentário final:

Ainda que a informação das redes sociais permita ter uma ideia da reputação do profissional do médico e das experiências dos seus pacientes, isso não demostra que ele está adequadamente qualificado. Por isso, não hesite em consultar nos sites das entidades oficiais mencionadas neste artigo antes de procurar um profissional para realizar a sua cirurgia.

Bibliografia:
  1. Falso cirurgião plástico é preso após 5a morte – Brasil – Estadão. https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,falso-cirurgiao-plastico-e-preso-apos-5-morte ,20020214p15539.
  2. Suspeito de atuar como falso médico é preso pela Polícia Civil em Valença | Sul do Rio e Costa Verde | G1. https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2020/10/10/suspeito-de-atuar-como-falso-medico-e-preso-pela-policia-civil-em-valenca.ghtml.
  3. Polícia Civil prende estudante de odontologia que atuava ilegalmente como cirurgião-dentista na Capital – Governo do Estado do Ceará. https://www.ceara.gov.br/2020/08/20/policia-civil-prende-estudante-de-odontologia-que-atuava-ilegalmente-como-cirurgiao-dentista-na-capital/.
  4. NOBREGA, Antonio Claudio Lucas da. A importância do Título de Especialista. Rev Bras Med Esporte [online]. 2000, vol.6, n.1 [cited  2021-04-07], pp.III-III. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922000000100001&lng=en&nrm=iso>. ISSN 1517-8692.  https://doi.org/10.1590/S1517-86922000000100001.
  5. O Papel das Sociedades Médicas de Especialidades na Educação e Implementação das Políticas de Boas Condutas entre seus Associados GEN Jurídico. http://genjuridico.com.br/2018/10/05/o-papel-das-sociedades-medicas-de-especialidades-na-educacao-e-implementacao-das-politicas-de-boas-condutas-entre-seus-associados/
  6. Sites das entidades arriba mencionadas.

Dr. Jorge Vásquez Del Aguila

Cirurgião Geral e Cirurgião do Aparelho Digestivo.

CRM65607 | RQE 35264 | RQE 38167

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *